Phablo Dantas
INTERCÂMBIO
Secretários da Educação e da Ciência e Tecnologia discutem com Capes a ampliação do Gira Mundo Professor
Já existe um termo entre a Capes e a Fapesq que visa bolsa de mestrado e doutorado para professores.
15/02/2019 08h48Atualizado há 11 meses
Por: Redacao
Fonte: São Bento Agora

O secretário de Educação da Ciência e Tecnologia (SEECT), Aléssio Trindade, e o secretário executivo Cláudio Furtado participaram de reunião com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em Brasília, na manhã desta quinta-feira (14).  No encontro foi discutida a proposta de ampliar o termo de cooperação entre a Capes e a Secretaria objetivando a inclusão de ações de intercâmbio de professores, incluindo professores do ensino básico no programa Gira Mundo Professor.

Participaram do encontro a diretora de Programas de Bolsas e Ações da Capes, Zena Martins, o coordenador de Programas Especiais, Júlio César Piffero, e a coordenadora geral de Programas Estratégicos, Priscilla Lelis. Após a reunião, a SEECT vai elaborar uma minuta para análise da Capes com a ampliação do termo. Já existe um termo entre a Capes e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) que visa bolsa de mestrado e doutorado para professores.

Segundo Cláudio Furtado, a Capes tem um entendimento semelhante ao da Paraíba de que esses programas devem ser voltados para os arranjos produtivos locais e esse é o objetivo de aumentar a abrangência do Gira Mundo Professor. O secretário Aléssio Trindade explica que “o Gira Mundo Professor que já fazemos com a Finlândia e Israel não é um intercâmbio apenas ou uma experiência muito boa em outro país, mas é trazer o aprendizado da educação do país para trazer inovações para a Paraíba. Quando os professores voltam, eles têm seis meses para apresentar o desenvolvimento de um projeto aplicado, na sua região e nas suas escolas”, falou.

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários